Economia – como projetos de casas inteligentes favorecem a redução de gastos em casa

Muita gente pensa que os investimentos com a automação residencial são muito altos e não trazem um bom retorno financeiro palpável, já que tratam mais de conforto e estética do que de medidas econômicas. Essa é uma visão que não corresponde com a realidade.

Nós estamos aqui para dizer que sim, é possível economizar com a automação residencial: as soluções que ela apresenta vão desde elementos de decoração, conforto e praticidade até medidas para se economizar luz e aumentar a segurança na sua casa.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar tudo sobre como economizar com automação residencial, mostrando quais os fatores que influenciam nessa economia e como colocá-los em prática. Vamos lá?

Economizar com a automação residencial já é uma realidade

O consumo de energia elétrica vem crescendo consideravelmente. Além disso, segundo relatório do DIEESE, desde 2013 as tarifas estão seguindo um ritmo estável de aumento.

Muito mais do que beleza e luxo, a automação residencial preza principalmente pelo controle do consumo elétrico, colocando um novo significado no conceito de casa inteligente: o de casa sustentável.

Quer saber como economizar com a automação residencial? Continue lendo o artigo para mais detalhes!

Soluções para economizar com a automação residencial

O nível tecnológico que nós já alcançamos hoje em dia vai além de fornecer formas de se economizar com a automação residencial: a economia já é regra.

Solucoes-para-economizar-com-a-automacao-residencial

Muitas empresas estão se lançando no mercado de automação residencial oferecendo soluções simples e baratas com impactos diretos na conta de luz, e o resultado disso é que o mercado só cresce, com mais e mais moradores e donos de prédios residenciais aderindo à automação.

Mas de que maneira essa economia se apresenta? Isso é o que vamos falar nesse tópico. Continue a leitura para descobrir!

Sensores de movimento

Os sensores de movimento já são uma realidade em várias empresas, condomínios e prédios comerciais pelo Brasil, e as suas vantagens são evidentes.

A economia que a automação residencial oferece através dos sensores de movimento é feita de forma bem simples: as luzes não se acendem por interruptores, mas sim por sensores que detectam a presença humana no ambiente. As lâmpadas externas que você deixa acesa para aumentar a segurança poderão ficar apagadas, se ligadas a um sensor de movimento.

Dessa forma, você não esquece mais as luzes acesas e gasta muito menos por mês com energia elétrica.

Dimerização

A iluminação é uma grande vilã no consumo de energia no Brasil, e por um bom motivo: ninguém consegue viver no escuro, não é?

Economizar com a automação residencial na iluminação é possível através de controles de dimerização. O nome pode parecer complicado, mas o conceito é bem simples:

Basicamente, sensores detectam a iluminação já presente no ambiente e controlam a quantidade de energia que chega às lâmpadas, que então operam com luminosidade reduzida.

Esse processo de diminuir a luminosidade de uma lâmpada de acordo com as suas necessidades é chamado de dimerização, e é responsável por uma grande economia de energia elétrica em casas automatizadas.

Programação da iluminação

Os sistemas de automação permitem que lâmpadas sejam acesas na casa em horários que simulem sua ocupação quando ela está vazia. Essa programação aumenta a segurança da residência e diminui o consumo de energia, pois as lâmpadas não precisam ficar acesas ao longo do dia.

Descubra mais formas de se economizar com a automação residencial

Existem várioas outras formas de economizar utilizando a automação residencial: Com apenas um botão ao lado da porta é possível desligar todos os aparelhos de ar condicionado, fechar as cortinas e desligar luzes, o que evita que esses aparelhos fiquem ligados inutilmente.

Além disso, no ato da construção da residência os sistemas de automação requerem muito menos fiação do que os projetos convencionais, pois o acendimento é eletrônico pela central de controle e não por vários sistemas interligados entre si por cabeamentos.

Descubra-mais-formas-de-se-economizar-com-a-automacao-residencial

E isso tudo sem contar a capacidade de se entender onde se gasta mais energia na sua casa de forma segura, fácil e confiável. A automação residencial é muito mais do que luxo e comodidade, é uma forma simples de se atingir a tão sonhada casa sustentável.

Se você quer conhecer mais soluções para economizar com a automação residencial, não deixe de visitar o nosso blog! Trazemos tudo o que você precisa saber para automatizar sua casa com sucesso e começar a cortar custos imediatamente.


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: