Matérias

Casa de ISOPOR

O isopor é uma marca de um material chamado EPS (poliestireno expandido). Ele não é novo nas construções e é comumente utilizado em lajes por ser muito leve, isolante térmico e acústico e fácil de transportar. O que é novidade aqui no Brasil é que ele passou a ser usado também nas paredes, através de um sistema construtivo próprio.

As construções com EPS permitem que as paredes sejam estruturais. Isso é, que dispensam o uso de pilares e vigas e evitam o desperdício com formas de madeira, sendo muito mais sustentáveis. Além disso, fazem menos sujeira e requerem menos recursos como ferro e cimento. As paredes são compostas por duas malhas metálicas com chapas de EPS entre elas, que são fixadas e em seguida recebem um banho de argamassa dos dois lados. É assim que elas adquirem resistência superior às alvenarias estruturais de tijolo. A tubulação de hidráulica e elétrica é instalada antes da aplicação da argamassa, diminuindo os resíduos da obra, evitando o desperdício de tempo e material gerado por quebradeiras, como acontece no sistema de alvenaria convencional. O sistema construtivo em EPS, assim como outros métodos similares, como: Steel Frame e Wood Frame são amplamente utilizados no exterior, especialmente por sua resistência a terremotos, mas também por suas inúmeras vantagens, tais como a facilidade e rapidez de execução, redução dos desperdícios e do custo final da obra, e no caso do EPS também a vantagem em termos de eficiência termo-acústica, já que se trata de um material isolante, além da alta estanqueidade (dificuldade da água passar pela estrutura).
As paredes possuem espessura reduzida e ficam com aspecto semelhante aos das alvenarias de tijolos ou blocos de concreto, somente com a espessura um pouco menor. Ao bater na parede, como normalmente se faz para saber se ela é de qualidade ou parece oca como as paredes de gesso, por exemplo, não é possível diferenciá-las das paredes de tijolo comuns.
Os avanços em técnicas de construção industriais (menos trabalho no campo e mais trabalho na fábrica) vem contribuindo para que padrões de qualidade mínimos sejam alcançados.

O EPS vem se destacando como forma de atender o mercado nas 2 frentes: sustentabilidade e preço de construção competitivo e deve ter crescimento no Brasil de forma exponencial, já que é amplamente utilizado em outros países não se caracterizando como uma aventura da construção civil local.

Na região de Campinas-SP, podemos encontrar casas em EPS que consomem um volume de água até 50% menor no canteiro de obras, sem contar com a redução quase a zero de resíduos sólidos. Outra vantagem é sua performance termoacústica, o que ajuda as obras a cumprirem requisitos das Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575).

Painéis monolíticos de EPS colocados sobre laje

O que é a arquitetura bioclimática?

A arquitetura bioclimática vem ganhando grande força e popularidade no Brasil nos últimos tempos, em grande parte devido à preocupação cada vez maior que estamos tendo com a sustentabilidade em todos os locais possíveis, e em especial nas nossas casas.

O nome pode parecer bem técnico, mas o conceito da arquitetura bioclimática é bem simples e fácil de entender. Você já deve estar imaginando que tem algo a ver com a sustentabilidade e o bem estar em casa, não é?

Você já pensou na posição solar da sua casa?

A posição solar da casa é uma grande influenciadora da quantidade de luz que você recebe em determinadas áreas, assim como o conforto térmico nesses ambientes específicos.

Pensar na posição solar da casa ao construir ou reformar é um esforço de precaução e planejamento, e vai diretamente de acordo com como você imagina que sua vida será no novo ambiente.

5 dicas para montar e manter seu Jardim Vertical

Ter um jardim vertical em casa melhora e muito a sua qualidade de vida, agindo na purificação do ar, em ganhos em uma alimentação saudável – caso você cultive hortaliças e verduras, por exemplo -, além de, é claro, ganhos expressivos no seu design de interiores e no ideal de sustentabilidade que o seu imóvel promove.

Mas muita gente possui dúvidas sobre o plantio de um jardim vertical em apartamentos. É muito difícil? Qual é a quantidade de sol necessária? E se eu quiser plantar dentro do apartamento em um local onde não pega sol?

Conheça a etiqueta PBE Edifica e saiba como aproveitar suas vantagens

Obter a eficiência sustentável da sua casa é uma ação que tem impactos diretos no meio ambiente, no seu bem estar e, se isso não é o suficiente, nas suas finanças.

Assim como os eletrodomésticos, veículos e diversos tipos de equipamentos recebem o selo de eficiência energética, os imóveis também passaram a ter seu selo.

A nova paisagem brasileira com os incentivos sustentáveis e a automação residencial

Os incentivos sustentáveis e a automação residencial estão trazendo à tona uma tendência que vem se consolidando com velocidade no Brasil: as construções sustentáveis, aquelas que reduzem o impacto ambiental das cidades ao mesmo tempo em que proporcionam ganhos em conforto e economia aos moradores.

Isso está contribuindo para o que nós chamamos de a nova paisagem brasileira: no futuro, o que nós entendemos como cidade será um ambiente completamente diferente, pautado na sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente.

Selo Casa Azul da Caixa: mais um passo em direção à sustentabilidade

Nós estamos sempre batendo na tecla da difusão da sustentabilidade nos nossos artigos aqui no blog da Innov Home, principalmente na questão da grande tendência de mais e mais imóveis procurarem ativamente soluções de sustentabilidade visando o bem estar dos moradores e uma maior valorização do empreendimento.

Nesse quesito, o Selo Casa Azul da Caixa se mostra como mais um grande indicador de que essa tendência veio para ficar: com o incentivo da Caixa, que é uma das maiores financiadoras de empreendimentos imobiliários – para não dizer a maior – a tendência vem se consolidando ainda mais.

Construir com sustentabilidade vale a pena?

Construir com sustentabilidade é uma tendência que vem se fortalecendo muito nos últimos anos em todo o mundo, e já dá mostras de se tornar bastante expressiva no Brasil.

O maior atrativo de construir com sustentabilidade com certeza é o respeito ao meio ambiente, mas muitos proprietários se questionam com eventuais custos adicionais, que em alguns casos e dependendo das soluções, podem ser consideráveis. Com isso, surge a pergunta: vale a pena construir com sustentabilidade?

6 dicas de economia de água para você aplicar agora mesmo!

A economia de água é um assunto muito debatido hoje em dia, sendo que soluções alternativas para a redução do consumo são muito necessárias para se conseguir viver bem e de maneira sustentável, em paz consigo mesmo e com o meio ambiente.

Pensando nisso, elaboramos mais um artigo da nossa série sobre a economia de água para você conferir. Aqui, trazemos 6 dicas simples de colocar em prática e que possuem um grande impacto no seu consumo mensal de água.

Iluminação natural: conheça as vantagens e descubra como fazer

A iluminação natural em casa é uma forma simples e funcional de se economizar com o consumo elétrico, já que ela propicia tanto a economia quanto o bem estar dos moradores.

Os efeitos que a iluminação natural causam são amplos, aproveitáveis em qualquer ambiente, sendo que essa forma de iluminar espaços, inclusive, está presente na maioria das casas brasileiras hoje em dia, de uma forma ou de outra.