Green Building: Saiba como a automação colabora para construções verdes.

O Green Building, ou construção verde em tradução livre, é um conceito que vem ganhando muita força na construção civil hoje em dia, com mais e mais proprietários buscando em inovações e soluções práticas uma forma de reduzir seu impacto ambiental no mundo.

Com as novas tecnologias, atingir essa sustentabilidade é muito mais fácil. Através de sistemas e hábitos específicos que promovem a economia de energia e água conseguimos reforçar os valores do Green Building. É possível reduzir seus gastos consideravelmente e ajudar a construir um futuro sustentável para o mundo.

Neste artigo, você descobre o que é exatamente o conceito de Green Building e quais são as soluções que ele apresenta, além de como a automação residencial atua como sua parceira. Pronto para começar?

O que é o Green Building?

Green Building define conceitos para que as casas durem mais, sejam mais eficientes, custem menos e proporcionem aos moradores uma vida saudável reduzindo impactos ao meio ambiente.

o-que-e-o-green-building

O GBC-Brasil, ou Green Building Council, é uma ONG que certifica os prédios e as casas que aderem ao Green Building, e que ajuda na tarefa de transformar o seu lar em um ambiente sustentável. Essa ONG já coloca o Brasil em quarto lugar no ranking de países com mais Green Buildings, com mais de mil registros de certificações.

Mas os benefícios do Green Building vão muito além do meio ambiente: com ele, você agrega valor à sua casa, reduz o impacto do tempo sobre ela e o melhor: economiza muito em tarifas de energia e água.

Nos próximos tópicos vamos listar quais são os pilares principais na criação de um Green Building e como a automação residencial os reforça. Continue a leitura para saber mais!

Economia de energia

O gasto elevado com a energia é um dos maiores vilões do orçamento da casa e da sustentabilidade. O Green Building procura economizar onde for possível e apresentar formas alternativas de produção de eletricidade.

A solução mais conhecida e talvez a que possui o melhor custo benefício é a instalação de painéis solares para a produção de energia solar, que podem tanto aquecer sua água quanto gerar eletricidade. Para a produção de energia os painéis fotovoltaicos utilizam células microscópicas que captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica. Você investe e garante uma economia considerável de energia, e o melhor: com retorno garantido, pois o sistema tem durabilidade de décadas.

Economia-de-energia

A automação residencial também procura essa economia e sustentabilidade através de equipamentos programáveis e sensores. É possível garantir que o ar condicionado funcione nos momentos corretos e fazer com que a luz elétrica atue em conjunto com a luz natural: os sensores detectam a iluminação do ambiente e automaticamente ajustam a intensidade das lâmpadas de acordo com a quantidade de luz necessária.

Economia de água 

A água pode ter um impacto menor nos gastos mensais, mas o seu desperdício é muito prejudicial ao meio ambiente.

O Green Building surege captar água da chuva, utilizar arejadores de torneira, instalar caixa acoplada de duplo acionamento nos banheiros, atenção para os vazamentos e hábitos de consumo consciente.

A reutilização de água é benéfica por vários motivos e um deles é a maior autonomia de água em períodos de escassez. A água proveniente da chuva é captada e transferida para um tanque especial geralmente enterrado no chão. Esse tanque então faz a distribuição da água de forma inteligente, em uma rede hidráulica diferente da que já está em operação na casa.

Também é importante monitorar o consumo de água em tempo real comparando as medições com outros meses para se detectar eventuais vazamentos.

Reaproveitamento de resíduos

O reaproveitamento de lixo e de resíduos são itens importantes para as construções verdes. É fundamental saber se após a coleta na residência a destinação do lixo e/ou dos resíduos de uma casa em construção é feita pelo prestador de serviços de maneira correta.

Reaproveitamento-de-residuos

Também é possível reciclar todo o lixo orgânico da sua casa em composteiras para criar adubo. Com isso, você consegue fertilizar vasos de plantas e pode até criar hortas sustentáveis para uma alimentação consciente.

Mudança de hábitos

Dentre todas essas soluções, a maior transformação que deve ser feita é a dos seus hábitos.

Use menos água, faça a coleta seletiva e procure usar o mínimo possível de eletricidade. É assim que você consegue gerar impactos para um mundo sustentável e diminuir os custos em sua residência.

Todas essas soluções podem ser colocadas em prática rapidamente e com o mínimo transtorno para você e a sua família, desde que você contrate os serviços de uma empresa responsável para realizar estes projetos. 

Venha nos conhecer! Trabalhamos com soluções de qualidade, mão de obra especializada e suporte total para tudo o que você precisar. Não deixe também de conferir o nosso blog, onde trazemos informações tão interessantes quanto essas!


%d blogueiros gostam disto: