Automação Residencial – o futuro já chegou.

Por muito tempo vimos em filmes e séries de televisão casas automatizadas e cheias de recursos práticos para melhorar a experiência de viver. Essas representações sempre foram vistas como algo futurístico, de ficção científica, bem distantes da nossa realidade atual. Mas e se nós disséssemos que o futuro já chegou?

A automação residencial já é uma realidade aplicada em milhares de casas pelo Brasil, e vem se consolidando como uma nova forma de se morar pelo mundo todo.

Pensando nisso, neste artigo vamos mostrar como a automação residencial surgiu, superou as expectativas e pode agora mesmo mudar a dinâmica da sua casa com soluções inovadoras na criação de ambientes. Continue a leitura para saber mais!

A história da automação residencial

A automação residencial surgiu nos anos 70, quando a automação industrial já tomava impulso para revolucionar o mundo inteiro. Seguindo os passos da indústria, os engenheiros eletricistas da época começaram a pensar em formas de se levar a automação para a realidade das casas e dos prédios comerciais.

a-historia-da-automacao-residencial

Os primeiros avanços foram tímidos e mais voltados para prédios comerciais, pois os custos eram elevados e poucas empresas ofereciam os serviços. Controlava-se principalmente os sistemas de circulação de ar e o que hoje temos como normal: a intensidade de luzes, processo conhecido como dimerização.

Os avanços da automação residencial prometiam transformar as casas em ambientes completamente inteligentes, como no desenho animado Os Jetsons, dos estúdios Hanna – Barbera. Mas essa promessa só foi se cumprir nos anos 2000, com a revolução proporcionada pela internet banda larga e pelos smartphones.

Hoje em dia, a automação residencial já transforma casas em ambientes inteligentes e seguros de uma forma que os futuristas dos anos 70 nem imaginavam, com recursos muito além das suas maiores suposições.

Quer saber quais são eles? É só continuar a leitura!

A automação residencial a serviço da praticidade

Hoje, as casas estão mais inteligentes do que nunca. Através de dispositivos que se comunicam via wireless, é possível criar várias soluções personalizadas para revolucionar a vivência no lar.

Com vantagens como o acesso unificado a eletrônicos, criação de ambientes únicos e maior segurança, a automação residencial vem se popularizando cada vez mais pelo mundo.

Continue lendo os próximos tópicos para ver o que a automação residencial pode te oferecer!

Controle de dispositivos

Com tantos equipamentos eletrônicos nas nossas casas, às vezes fica complicado guardar todos os controles remotos, trocar suas pilhas e até mesmo lembrar qual liga o que.

controle-de-dispositivos

A automação residencial procura criar ambientes práticos, e para isso integra todos os seus aparelhos e sistemas para que você tenha acesso total na palma da sua mão.

Através de um aplicativo fácil de usar no seu celular ou tablet, você controla todos os dispositivos compatíveis (que já são muitos) e não sofre mais procurando o controle do portão da garagem ou do ar condicionado.

Criação de cenas

A automação residencial proporciona a criação de ambientes (chamadas de cenas) aconchegantes com apenas um clique no seu smartphone.

criacao-de-cenas

Através de uma configuração fácil e interativa, você consegue escolher quais luzes se acendem e com qual intensidade, quais persianas se abaixam e também quais equipamentos você quer ligar, como o ar condicionado e a televisão.

Essas alterações podem ser salvas no aplicativos e acessadas mais tarde com apenas um clique!

Áudio e vídeo

Com a automação residencial, curtir um filme ou deixar uma música de fundo tocando é muito mais fácil.

Através do mesmo aplicativo que realiza todas essas funções, você também pode ligar a televisão diretamente onde você quer: em um filme da TV a cabo, em algum jornal, um vídeo do Youtube ou até serviços de streaming, como a Netflix. O melhor de tudo é a praticidade: bastam dois cliques e tudo está ligado no canal que você quer.

Para melhorar a experiência, com a automação residencial você ainda consegue reproduzir o áudio da sua televisão nos aparelhos de som com facilidade, sem precisar procurar controles remotos ou ligar cabos e mais cabos.

Segurança

Um dos melhores aspectos da automação residencial é a segurança que ela proporciona.
Seguranca

Com a automação residencial, você consegue integrar suas câmeras de segurança em um sistema fácil, que permite a monitoração em tempo real e gravação de imagens de forma simples.

Além disso, o aplicativo bem configurado também pode trancar sua casa e acionar os alarmes, ao mesmo tempo em que também alerta a polícia automaticamente em casos de invasão para que as providências sejam tomadas com rapidez.

Qual é o futuro da automação residencial?

O que podemos esperar para o futuro da automação residencial é uma popularização bem maior, e uma adequação de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos completamente compatíveis com a automação através da internet. São os chamados dispositivos IoT, que se utilizam da Internet of Things, ou Internet das Coisas. Esses dispositivos proporcionam comunicação entre si e também com outros serviços, e poderão em um futuro próximo acionar  fornecedores automaticamente quando algo de errado estiver acontecendo.

qual-e-o-futuro-da-automacao-residencial

Dispositivos IoT são aqueles que podem se comunicar com outros através da internet, sem precisar de módulos específicos. A popularização desses dispositivos e a sua chegada às casas irá reduzir consideravelmente o custo da automação residencial, e também  proporcionará um salto ainda maior em direção ao futuro.

Já que o futuro já chegou, tudo o que precisamos fazer é abraçá-lo, não é?

Gostou desse artigo? Esperamos que sim! Temos muitas outras informações como essas no nosso blog, venha nos conhecer!


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: