Economizar água: o que fazer para gastar menos?

Economizar água é uma das grandes preocupações no mundo em que vivemos, ainda mais nos nossos tempos contemporâneos, onde a preocupação com o esgotamento de reservas já está reiterada por estudos científicos e predições problemáticas.

Segundo a UNESCO em um relatório feito em 2015, se não começarmos a economizar água o mais rápido possível, até 2030 teremos um déficit de 40% no que é consumido em relação às bacias de água potável. Segundo o mesmo relatório, até 2050 iremos consumir 55% a mais de água ao redor do mundo.

O consumo consciente é de fundamental importância para economizar água. A ONU recomenda um uso individual de 110 litros por dia, sendo que o brasileiro consome cerca de 200 litros. Como reduzir esse impacto? No artigo de hoje explicamos, com 6 dicas para economizar água na sua casa.

Podemos começar?

1 – Para economizar água, comece fechando a torneira

Essa solução para economizar água parece tão simples que é difícil entender por que ela não é utilizada pela maioria das pessoas, não é? Na realidade, ela é realmente muito simples, mas o seu impacto é enorme: uma torneira aberta por cinco minutos consome 70 litros de água.

Quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba, desligue a torneira. O mesmo vale para louças e lavar as mãos. Esse pequeno passo já faz uma grande diferença na sua conta de água e nos esforços para garantir um mundo mais sustentável.

2 – Lave louças e roupas de uma vez só

Um dos grandes vilões na tarefa de economizar água é lavar louças várias vezes no dia, e o mesmo vale para as roupas, com a máquina lavando apenas algumas peças três vezes por semana.

Esse comportamento torna difícil economizar água. Se você tem uma lava louças, deixe os utensílios sujos dentro dela, e à medida que mais objetos forem sendo usados durante o dia, vá depositando-os na lava louças e só ligue-a quando sua capacidade for atingida. Dessa forma, você gasta a quantidade exata de água necessária para deixar tudo limpo.

O mesmo vale para roupas. Espere até que a quantidade de peças sujas seja igual a da capacidade da máquina, e então lave tudo de uma vez. Assim, economizar água é fácil e prático, e você também economiza na quantidade de trabalho feito em casa.

3 – Reaproveitamento

Em regiões mais frias ou durante o inverno, a água dos chuveiros pode demorar um pouco até estar completamente quente, sendo que o mesmo acontece com as torneiras. Uma ótima solução para economizar água é reaproveitar essa água que escorre para o esgoto.

Mas como? É fácil: tenha próximo um balde para captar a água fria que está caindo do chuveiro, e depois a utilize para regar plantas, lavar a louça e o que mais você quiser. O reaproveitamento é uma das melhores saídas para economizar água.

Existem sistemas de captação que já estão presentes em várias casas automatizadas pelo mundo, principalmente em torneiras e chuveiros. Essa água que iria para o esgoto é guardada em tanques especiais para ser usada em descargas sanitárias e outros usos que não tem contato humano.

4 – Procure por vazamentos

Para economizar água, é importante estar sempre atento para vazamentos nos seus equipamentos hidrossanitários, algo que pode parecer pequeno a primeira vista, mas que contribui para o desperdício.

Observe a descarga do seu vaso sanitário e procure atentamente por vazamentos, verificando se a água continua caindo após um longo tempo. Todo o processo da descarga leva normalmente 30 segundos, portanto se a água continuar caindo após esse período ou um minuto, no máximo, é sinal de que você possui um vazamento.

Também é importante checar se suas torneiras apresentam goteiras ou se nos arredores de equipamentos que se utilizam de água poças estão se formando.

5 – Diminua seu tempo no banho

Essa é uma dia que te ajuda a economizar água e também energia elétrica, duas preocupações importantes que possuem um laço estreito entre si.

Uma ducha de dez minutos gasta aproximadamente 70 litros de água, enquanto uma de cinco minutos, tempo razoável para qualquer banho, irá gastar 35 litros. Já é possível perceber como é fácil economizar água no banho, não é?

Outra saída interessante é desligar a torneira para ensaboar-se ou lavar os cabelos. Dessa forma, dentro desses 5 minutos de banho você consegue economizar ainda mais.

6 – Limpe os pratos e panelas antes de lavar

Antes de colocar seus pratos e panelas na lavadoura de louças, retire todo o resto de comida com uma colher ou uma esponja seca. Além de economizar água, é muito mais fácil remover as sobras dessa forma do que com água corrente.

Viu só como é simples economizar água com uma leve mudança de hábitos? Para tornar sua casa ainda mais sustentável, venha conhecer no nosso blog soluções de automação residencial que focam na economia e no consumo consciente!

(imagens: divulgação)

Venha nos conhecer! Trabalhamos com soluções de qualidade, mão de obra especializada e suporte total para tudo o que você precisar. Não deixe também de conferir o nosso blog, onde trazemos informações tão interessantes quanto essas!


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: