Você já pensou na posição solar da sua casa?

A posição solar da casa é uma grande influenciadora da quantidade de luz que você recebe em determinadas áreas, assim como o conforto térmico nesses ambientes específicos.

Pensar na posição solar da casa ao construir ou reformar é um esforço de precaução e planejamento, e vai diretamente de acordo com como você imagina que sua vida será no novo ambiente.

Pode parecer exagero, mas a influência da posição solar da casa no seu conforto e na economia de energia é bem grande. Quer saber por que? Quer conhecer as diferentes características de casas que possuem determinadas posições solares? Então vamos lá!

A influência da posição solar da casa

A influencia da posicao solar da casa

Não é exagero: a posição solar da casa tem grandes influências na vida dos moradores durante a estadia na residência e até na hora de vender.

Para entender esse ponto, é só pensar em quanto tempo você irá morar  na residência. Ele provavelmente será prolongado, sendo que até mesmo os contratos de aluguel mais básicos costumam exigir pelo menos um ano de estadia.

A correta delimitação da posição solar da casa traz impactos diretos na forma como você a ilumina e controla a temperatura durante os dias e no estabelecimento de um modelo de iluminação natural prático e abrangente, ou seja, que leva em conta a incidência da luz, o calor e os ambientes que necessitam de mais ou menos iluminação de acordo com os seus usos.

Para ilustrar esse ponto, imagine a sua cozinha bem iluminada durante todo o dia: é uma boa ideia, não é? Depende. E se junto com a luz, entrar muito calor, o que poderia  torná-la muito desconfortável na hora das refeições? Proteger este ambiente do calor e iluminar bem com a luz do sol, principalmente em regiões de clima quente, gera um impacto positivo muito grande em sua residência.

Em se tratando de modelos de iluminação que propiciam a economia, conhecer a posição solar do imóvel é fundamental para estabelecer um esquema onde se aproveita ao máximo da luz natural. Isso se reflete diretamente no seu consumo energético e no impacto ambiental da sua casa.

Mas como calcular a posição solar da casa de acordo com as suas necessidades?

Entendendo a posição solar da casa

A posição solar da casa em geral é referenciada em relação à sua fachada. Para onde ela aponta é que se encontra a posição que ela tem em relação ao sol.

Então, dizer que a posição solar da casa é sul é o mesmo que dizer que a fachada principal da casa está voltada para o Sul. Simples, não é? Então continue a leitura para conhecer como as diferentes posições influenciam na quantidade de sol que ela recebe.

Posição norte

A posição solar da casa voltada para o norte é uma das mais valorizadas na venda ou aluguel de imóveis.

Em geral as casas têm a sala e cômodos principais voltados para frente.

Por estar em uma posição de vantagem em relação ao sol, essa posição solar da casa recebe a incidência de raios solares na maior parte do dia, principalmente no inverno, quando queremos o calor e a luz do sol dentro dos ambientes.

Isso significa que a posição solar da casa apontando para o norte favorece a iluminação natural, tanto no verão como no inverno tornando-se mais fácil atender os requisitos de conforto para  seus ambientes.

Posicao norte

Portanto, é seguro dizer que a posição norte é a mais recomendada para abrigar a fachada da casa, a sala de estar, a de jantar e as áreas de maior convívio familiar.

Posição sul

A posição solar da casa que se direciona ao sul já é o contrário: há menor incidência dos raios solares na casa, principamente no verão e pode tornar-se mais complicado elaborar um projeto que procura se aproveitar da luz natural se a fachada está apontada para o sul.

Idealmente, uma boa ideia é apontar os fundos da casa para a posição sul, colocando lá a lavanderia e o quintal.

Os jardins verticais também podem se beneficiar bastante dessa posição, já que normalmente as plantas menores aceitam bem o sol, mas podem morrer com a incidência direta durante todo o dia.

Posição leste

O posicionamento leste é aquele que se aproveita do sol nascente, sendo que a maior incidência dos raios solares, então, acontece pela manhã.

Isso significa que, durante esse período, esses ambientes terão bastante luz natural caso hajam soluções que propiciam a sua passagem.

Posicao leste

Se a sua casa está apontando para o norte, deixar os quartos na posição leste pode ser uma boa ideia. O calor do sol pela manhã é menor e esquenta menos os cômodos, o que permite aberturas maiores para ventilação e renovação do ar, sem prejudicar o conforto térmico para o horário da noite.

Posição oeste

A posição solar da casa voltada para o oeste irá apresentar maior valorização do sol poente, que possui uma intensidade menor e duração de brilho mais curta.

Normalmente, a posição oeste é mais utilizada na varanda e na cozinha, pois esses são ambientes que não são ocupados por longos períodos de tempo durante o dia. Além disso, a questão do calor também é um grande fator: como dissemos anteriormente, cozinhas muito iluminadas pelo sol podem tornar-se desconfortáveis, sendo preferível um meio termo.

Essas são apenas recomendações, é claro. Cada residência possui suas necessidades de posicionamento solar, em função do clima e região que pertence, assim como da personalidade dos moradores. Diversas influências acabam por definir a distribuição dos cômodos na residência e esta da posição solar deveria ser muito importante nessa decisão.

O melhor mesmo é entender quais são os cômodos mais utilizados e que necessitam de mais luz, e guiar-se por esses pontos de posicionamento que citamos para decidir-se pelo posicionamento ideal.

Quer mais dicas? Ainda tem dúvidas? A Innov é especialista nesse segmento! Entre em contato conosoco para saber mais!

(imagens: divulgação)


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: