Nós estamos sempre batendo na tecla da difusão da sustentabilidade nos nossos artigos aqui no blog da Innov Home, principalmente na questão da grande tendência de mais e mais imóveis procurarem ativamente soluções de sustentabilidade visando o bem estar dos moradores e uma maior valorização do empreendimento.
Nesse quesito, o Selo Casa Azul da Caixa se mostra como mais um grande indicador de que essa tendência veio para ficar: com o incentivo da Caixa, que é uma das maiores financiadoras de empreendimentos imobiliários – para não dizer a maior – a tendência vem se consolidando ainda mais.
Continue lendo para saber mais sobre o Selo Casa Azul e descobrir o que ele é e sua área de atuação!
O que é o Selo Casa Azul da Caixa?
O Selo Casa Azul da Caixa é uma classificação socio ambiental dada aos empreendimentos imobiliários financiados pela Caixa, através de financiamentos individuais ou programas, como o caso do Minha Casa, Minha Vida.
Essa iniciativa procura certificar que o imóvel possui condições específicas de sustentabilidade, e se encaixa nos padrões que a Caixa estabeleceu como benéficos ao meio ambiente, à mobilidade urbana e questões sociais.
O Selo Azul da Caixa possui 53 pontos específicos, divididos em seis categorias principais. São elas:
- Qualidade urbana;
- Projeto e conforto;
- Eficiência energética;
- Conservação de recursos naturais;
- Gestão da água;
- Práticas sociais.
Segundo a própria Caixa, o objetivo do projeto é trazer a sustentabilidade para a realidade dos seus empreendimentos, o que é ótimo para a realidade da sustentabilidade do país.
Mas por que o Selo Casa Azul da Caixa é tão importante? O que faz dele algo tão proeminente nesse cenário? É o que discutimos no próximo tópico. Confira:
O Selo Casa Azul da Caixa como consolidador de tendências
Uma das maiores vantagens que o Selo Casa Azul da Caixa possui com certeza é a grande difusão dos ideais de sustentabilidade para o povo brasileiro, principalmente pelo grande alcance da Caixa nas variedades camadas sociais do Brasil.
O Selo Casa Azul proporciona a possibilidade de expandir a preocupação com a sustentabilidade das casas ao trazer o diálogo para mais pessoas, e transformar algo que para muitos é inacessível – já que a sustentabilidade é uma pauta nova e desconhecida para alguns – em algo plausível, com pontos positivos fáceis de identificar e bons motivos para aderir.
Isso porque, diferentemente do selo PROCEL Edificações e do IPTU Verde, o Selo Casa Azul da Caixa implica em um investimento convertido no aluguel ou no preço de revenda do imóvel, sendo que a responsabilidade da instalação das soluções é da construtora realizando o empreendimento.
Dessa forma, o morador pode realizar a escolha por um imóvel sustentável e com a garantia de conforto e baixo consumo de água e luz, e não precisar se preocupar com a implantação das soluções. Dessa forma, a Caixa traz para o grande público as vantagens das construções verdes, e transforma a tendência em realidade para o brasileiro médio.
Apelando para a qualidade de vida e para o bolso
Os benefícios listados pela Caixa para a adoção do Selo Casa Azul são vários, mas podemos destacar os seus principais, que estão de acordo com os que já citamos no blog em outras ocasiões: as melhores condições de vida, maior conforto, segurança da vizinhança, ganhos em mobilidade urbana e redução da conta de água e energia, que justifica o aumento do preço de revenda do imóvel e do seu aluguel.
Dessa forma, o Selo Azul da Caixa apela diretamente para o bolso do brasileiro, e isso dá resultado: a gerente do programa, Mara Luísa Alvim Motta constatou ainda em 2011, época onde o primeiro empreendimento imobiliário com o Selo Casa Azul da Caixa foi inaugurado, que os compradores aceitavam até 7% de aumentos no valor do imóvel caso fosse possível prever uma redução da conta luz e água.
O brasileiro é inteligente, e sabe que um bom investimento para a redução dos custos com a manutenção do imóvel e do consumo de água e luz vale a pena. O dinheiro investido retorna em apenas alguns anos, e os benefícios com o bem estar e o conforto não tem preço.
Com tudo isso, fica bem claro que o Selo Casa Azul é um grande passo em direção à sustentabilidade no Brasil. Com a Caixa envolvida nessa missão, é apenas uma questão de tempo para que a sustentabilidade deixe de ser apenas uma tendência e se consolide de vez como uma maneira simples de investir em economia e bem estar.
Você quer saber como participar dessa mudança? A Innov Home traz soluções incríveis para você conseguir! Venha conhecer o nosso blog para saber mais!
(imagens: divulgação)