Conheça a etiqueta PBE Edifica e saiba como aproveitar suas vantagens

Obter a eficiência sustentável da sua casa é uma ação que tem impactos diretos no meio ambiente, no seu bem estar e, se isso não é o suficiente, nas suas finanças.

Assim como os eletrodomésticos, veículos e diversos tipos de equipamentos recebem o selo de eficiência energética, os imóveis também passaram a ter seu selo.

O INMETRO é o órgão que emite este selo para os imóveis classificando-os como de alta eficiência energética, com o selo ‘A” e de baixa eficiência, com o selo “E”.

O programa de etiquetagem, além de avaliar se um imóvel é eficiente energeticamente, serve como um canal de orientações para quem gostaria de reduzir o seu impacto ambiental no mundo, atuando de forma pontual e eficiente nessa tarefa.

A tendência dos imóveis construídos agora, sem a preocupação com a sustentabilidade e eficiência energética, é de perderem valor ao longo do tempo. As construções que tiverem avaliação “A” ou “B” terão valor maior de revenda do que as de eficiência baixa e isso é algo que devemos nos preocupar agora, na hora de construir ou reformar.

Não vai demorar, a quantidade de residências com selo PROCEL Edifica será muito grande, imaginando que ele pode se tornar inclusive obrigatório em algum tempo. Mas às vezes pode ser difícil navegar pelos seus processos e entender de fato quais são as vantagens que ele oferece. Se esse é o seu problema, você veio ao lugar certo.

Continue lendo para saber mais sobre o PROCEL Edifica, suas certificações e como obtê-las!

O que é o PROCEL Edifica?

O Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE

Em 1984, o Inmetro iniciou o desenvolvimento dos programas de avaliação da conformidade focados desempenho, para aprimorar o uso da energia no Brasil através de informações sobre a eficiência energética dos equipamentos no mercado brasileiro.

Inicialmente direcionado para o setor automotivo, por causa da crise do petróleo na década de 70, este projeto foi ampliado e ganhou o nome de Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

Fazem parte do PBE programas de Avaliação da Conformidade que utilizam a Etiqueta Nacional de Conservação da Energia (ENCE) para fornecer informações sobre o desempenho dos produtos no que diz respeito à sua eficiência energética.

Atualmente o PBE é composto programas de Avaliação da Conformidade que contemplam desde a etiquetagem de produtos da linha branca, como fogões, refrigeradores e condicionadores de ar até os veículos e as edificações.

O PROCEL Edifica é uma iniciativa da Eletrobrás e do Inmetro para desenvolver a etiqueta PBE Edifica de eficiência energética em edificações no Brasil. Seu grande objetivo é incentivar a sustentabilidade e o uso racional de energia em imóveis residenciais e comerciais.

Quer saber mais sobre o que são esses selos do PROCEL Edifica? Falamos mais sobre eles logo abaixo:

PBE Edifica

O PBE Edifica é uma certificação gerida pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) em conjunto com o Inmetro e o PROCEL.

Criado em 2003, a etiqueta PBE Edifica leva em consideração alguns aspectos de sustentabilidade do imóvel, sendo que a eficiência energética é a principal. A etiqueta emitida para identificar o consumo de energia é conhecida como ENCE, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia.

O PBE Edifica pode certificar edificações comerciais e de serviços, prédios públicos e imóveis residenciais, sendo que esses se subdividem em unidades habitacionais autônomas e edificações multifamiliares.

Seu principal objetivo, portanto, é a avaliação da efetividade de uma estrutura em relação ao seu consumo de energia elétrica em uma escala que vai de A, a mais satisfatória, até a E, a menos.

A obtenção da etiqueta PBE Edifica é realizada através de inspeção de um orgão acredidato (OIA – Organismo de Inspeção Acreditado), homologado pelo Inmetro. Existem vários requesitos que devem ser atendidos para obtenção de uma avaliação “A” e uma vez cumpridos, o imóvel recebe a etiqueta.

O PROCEL Edificações

O PROCEL Edificações é um outro selo, diferente do PBE Edifica, mas que possui o mesmo escopo de atuação: a certificação de que a construção possui grande eficiência energética.

Instaurado em 2014, pela Eletrobras, o PROCEL Edificações leva em consideração quatro principais informações: A envoltória da estrutura, a sua relação com o condicionamento do ar, a iluminação e a eficiência energética medida pelo PBE Edifica.

O PBE Edifica, aliás, é o maior norteador da outorga do selo PROCEL Edificações.

O PROCEL Edificações é um nível superior de etiquetagem, que busca certificar que a estrutura possui as condições adequadas de uso consciente de energia elétrica. Segundo o próprio PROCEL, o selo procura “identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes”.

Obter as duas certificações, tanto o PBE Edifica quanto o PROCEL Edificações, é um grande fator para a atendimento de outras certificações de sustentabilidade como os programas internacionais: LEED e AQUA, que agregam grande valor para o empreendimento.

Mas falamos mais sobre isso no próximo tópico. Continue lendo para saber mais!

Quais as vantagens das certificações do PROCEL Edifica?

Então está bem definido: O PBE Edifica procura dar informações sobre a eficiência energética e a sustentabilidade de uma edificação, enquanto o PROCEL Edificações premia essas estruturas com sua certificação.

A maior vantagem da obtenção dos selos do PROCEL Edifica é, absolutamente, a certeza de que a sua casa, prédio ou estabelecimento comercial está dentro dos padrões de sustentabilidade e é eficiente energeticamente. Isso abre caminho para outra questão: a valorização do imóvel.

A sustentabilidade já é um investimento

Com os recentes incentivos à construções sustentáveis, como o IPTU verde e as próprias certificações do PROCEL Edifica, é possível entender uma tendência em processo de consolidação no Brasil: a sustentabilidade.

A cada dia que passa mais e mais casas, prédios, empreendimentos públicos e comerciais estão buscando a sustentabilidade, que pouco a pouco vem deixando de ser somente uma preocupação com o meio ambiente e vem se tornando uma questão financeira.

Imóveis sustentáveis estão sendo ativamente procurados por compradores, e isso faz com que eles sejam cada vez mais valorizados. Ter esses selos do PROCEL Edifica na sua estrutura então possui um valor palpável, tornando-se um atrativo para moradores e investidores.

A obtenção de certificados internacionais de sustentabilidade, como o LEED do Green Building Council – que tem o Brasil na quarta posição de certificações emitidas – e o AQUA, valorizam ainda mais o empreendimento. Os selos do PROCEL Edifica funcionam como meios de provar a eficiência energética da estrutura, um dos requisitos dessas certificações.

Portanto, nossa recomendação é que você não perca tempo: fique atento ao PROCEL e se informe sobre como obter os selos do PROCEL Edifica o quanto antes. O melhor é que eles podem ser emitidos ainda na elaboração do projeto ou com tudo já construído, facilitando todo o processo.

Quer mais informações como essas sobre a eficiência energética de casas, prédios e estabelecimentos comerciais? Então não deixe de seguir o nosso blog!

(imagens: divulgação)


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: